domingo, 1 de agosto de 2010

Crentes mal-educados

A grosseria tem se tornado um costume no meio do povo, principalmente do chamado “povão”. Pouca gente se atenta ao próximo com o respeito que se espera.



Motoristas de ônibus esparramam as poças de água da chuva nos passageiros que estão nas paradas. Motociclistas e ciclistas são escancaradamente desrespeitados nas vias públicas. Velhos são xingados nas longas filas de banco quando, por causa da idade, já não conseguem ter tanta facilidade para usar os caixas eletrônicos.





Mas até nas igrejas se nota isso. Basta ver a concorrência para pegar ou reservar lugar nos bancos em dias de festa, quando a igreja lota. Alguém sempre quer ter vez, algum quer sempre o melhor. Para si. Bom dia? Só para conhecidos. Saudações? Só para os chegados e pronto.



A falta de bons modos acaba trazendo à tona uma discussão: até que ponto o homem é educado e prestativo com o próximo? A Bíblia enfatiza que Deus se agrada daqueles que são comunicativos e beneficentes uns com os outros (Hb 13.16). Mas por que – até mesmo no meio cristão – há um desprezo notável para com o vizinho? Por que, mesmo sem se conhecer, as pessoas já não dão um tratamento adequado ao ser humano ao lado?



Ser sociável com o próximo não custa nada. Até custa. É um sacrifício, como Hebreus 13.16 relata. Mas vale a pena. Nunca é tarde tratar bem aqueles que merecem e precisam. O estresse rotineiro e os problemas mal resolvidos nas mais diversas áreas da vida não podem ser uma justificativa para a brutalidade ignorante que – infelizmente – tem se tornado comum para muita gente.



As pessoas estão mais rancorosas. Basta uma pisada no pé e os nervos afloram. Não é o fato de a pessoa ter um temperamento forte que ela deve tratar os outros da forma mais desprezível possível. Independente de qual for o nível de temperamento, o correto mesmo é seguir a Bíblia: ser de um mesmo parecer, viver em paz; e o Deus de amor e de paz será quem age assim (II Co 13.11).



Com certeza, quem está lendo esse texto conhece um caso de desrespeito que uma pessoa já sofreu no meio evangélico, se é que o próprio leitor já não passou por isso. Mas se as pessoas se atentarem mais à educação, ao convívio saudável e à presteza para com o próximo, novos ares de paz serão respirados em ambientes tão poluídos pela ignorância selvagem nos dias de hoje.

Fonte: Pr.Severino

Nenhum comentário:

Postar um comentário